Concordância nominal e verbal

Concordância nominal e verbal sempre foi conhecida por ser o Principal Conjunto de prescrições e regras que estuda o modo de diferentes tipos de cada componente da oração.

A concordância verbal tem relação entre sujeito e verbo, tendo concordância nominal que se encaixa nas classes de palavras como a concordância verbal que representa sujeito e verbo, e a Concordância nominal que representa classes de palavras.


Concordância verbal


Vamos começar pelo sujeito composto antes do verbo, que significa que sempre que tal sujeito na palavra e composto e vem antes do verbo, o verbo deve sempre estar no plural para que haja concordância.

Como por exemplo:  "pedro e maria assistiram filme até tarde"

Depois de saber um pouco sobre sujeito composto, passaremos a aprender sobre sujeito depois do verbo, o verbo tem o direito de ficar no plural, tanto que até pode concordar com o sujeito próximo.

Como por exemplo:  "brigou o irmão e a irmã" ou "brigaram os irmãos e as irmãs.

E por último vem o sujeito formado por pessoas gramaticais, caso o sujeito for composto, mas as pessoas gramaticais não se encaixarem na gramática, altomaticamente o verbo passa para o plural e concordará somente com pessoa quem tem prioridade a nível gramatical.

Ou seja: já que a 1.ª pessoa "eu, nós" tem prioridade na relação à 2.ª "tu, vós" e a 2.ª tem prioridade com à 3.ª "ele, eles".


Concordância nominal


Vamos começar por "adjetivos e um Substantivo", que significa que sempre que ha mais do que um adjetivo para um substantivo, os adjetivos e gêneros e números com substantivos, entram em concordância de forma organizada,

Como por exemplo:

"Paciência e necessário"

"A paciência e necessária"

Agora passaremos a aprender sobre "substantivos e um adjetivo", que significa o inverso de "adjetivos e um substantivo", onde a palavra tem mais do que um substantivo e um adjetivo.

Como todo especialista em português já sabe, tem duas formas de concordar.

1- para o adjetivo concordar com o substantivo mais próximo, o adjetivo deve vir antes dos substantivos.

2-sempre que o adjetivo vier depois dos substantivos, o substantivo mas próximo junto com a variação de substantivos, entram em concordância direta.



Escrito: por joão matheus barbosa dias

Data: 14 de setembro de 2021

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

língua-vidas em português: relatos

Sobre a linguagem neutra na minha visão